Artigo
Prefeita de Jauru encontra dívida superior a R$ 10 milhões de reais
Em entrevista a prefeita de Jauru Enércia Monteiro(PT), afirma que assumiu a administração do município e se deparou com uma situação financeira caótica. A Afirmação foi feita em entrevista.
Os números são impressionantes e a arrecadação municipal ao invés de aumentar, diminuiu. Segundo o censo do IBGE, a população de Jauru hoje está abaixo de 10.100 habitantes, prevalecendo o menor índice de cálculo do FPM (0,6), o que deixa o município no mesmo patamar dos vizinhos Vale de São Domingos e Figueirópolis D’Oeste, com população mais de 50% inferior a Jauru.”
O valor total da dívida de Jauru, deixada por Pedro Ferreira depois de 8 anos de governo é de: 10.644.546,18 (dez milhões seiscentos e quarenta e quatro mil quinhentos e quarenta e seis reais e dezoito centavos).
Nesse valor estão inclusos:
- A divida de curto prazo: 5.463.002,93 (cinco milhões quatrocentos e sessenta e três mil dois reais e noventa e três centavos);
- A dívida a longo prazo: 5.181.543,18 (cinco milhões cento e oitenta e um mil quinhentos e quarenta e três reais e vinte e cinco centavos);
De todos os valores apresentados os restos a pagar em curto prazo são as maiores preocupações da atual administração, em virtude do saldo encontrado em caixa ser de apenas: 1.911.004,16 (um milhão novecentos e onze quatro reais e dezesseis centavos). Desse total 1.822.333,38 (um milhão oitocentos e vinte e dois mil trezentos e trinta e três reais e trinta e oito centavos) em contas vinculadas direcionadas a convênios e programas específicos; e somente a quantia de 88.670,78 (oitenta e oito mil seiscentos e setenta reais e setenta e oito centavos) em contas disponíveis e ainda assim divididos em 74.791,29 (setenta e quatro mil setecentos e noventa e um reais e vinte nove centavos) na conta do FUNDEB e 13.879,49 (treze mil oitocentos e setenta e nove reais e quarenta e nove centavos) nas demais contas da prefeitura.
“São muitas as dificuldades da nova gestão com a situação financeira da Prefeitura, mas temos trabalhado com muita segurança para sanar os problemas e efetuar a gestão que sempre sonhamos para o município de Jauru.”- diz a atual prefeita.
O ex-prefeito Pedro Ferreira, foi chefe do Executio jauruense por oito anos. Ele também foi presidente, por um mandado de 2 anos, da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios). Agora sob o comando da prefeita Enércia Monteiro o governo municipal tem um grande desafio pela frente.
A nova Administração prepara um cronograma de pagamento dos funcionários, juntamente com os encargos sociais (RPPS e INSS) que em breve será decretado pela administração; e depois os restos a pagar dos fornecedores, conforme a disponibilidade orçamentária do município. A Folha de Araputanga procurou o ex-prefeito Pedro Ferreira, mas, seu telefone não atendeu.
Fonte: Diario de Cáceres


